sexta-feira, 15 de julho de 2011

J.POLLOCK



O filme começa pela parte em que o pintor não fazia sucesso nenhum. Nesta primeira parte fica nítido a personalidade forte e brusca de Jackson Pollock. Com um temperamento bem hostil, ele conhece uma mulher pela qual se apaixona. A partir deste relacionamento ele começou a produzir quadrados mais expressivos e complexos. Nesta nova fase de sua vida, Pollock influenciado pela namorada começou a ir as galerias de arte de Nova Iorque para mostrar seu trabalho. Em uma das galerias, ele conheceu uma senhora muito simpática que ficou apaixonada pelo seu trabalho. Surgiu uma parceria muito gratificante para Pollock, ele começou a expor seus quadros na galeria desta senhora e depois de algumas exposições, ele já era conhecido e adorado pelos maiores críticos de arte de Nova Iorque.

O sucesso foi tanto que o mais novo pintor norte-americano começou a vender seus quadros para a Europa e para o Japão. Curtindo sua fama como artista, Pollock junto com sua noiva decidem ir mora em um interior de NY, lá o brilhante pintor caiu no antigo vício do álcool, deste momento em diante ele parou de produzir belos quadros e começou a rotina das brigas, bebedeiras e muitas confusões com os vizinhos. Sua esposa não aguentava mais, os problemas financeiros começaram a surgir. Deste momento cheio de obstáculos Pollock tinha diversas crises de raiva em uma dessas crises ele se tranco em seu ateliê e começou a jogar as tintas na tela branca, depois de alguns minutos ele observou que sua nova criação tinha acabo de nascer.

Daquele momento em diante o artista começou a pintar com uma vareta de madeira, no qual não encostava na tela, apenas “espirava por cima”. Dessa nova técnica rendeu o sucesso de novo para Pollock, neste período ele foi entrevistado pela revista Rolling Stones e foi considerado pela segunda vez o melhor artista surrealista norte-americano da América do norte.


Directed by Ed Harris

Jackson Pollock - Ed Harris
Lee Krasner - Marcia Gay Harden
Peggy Guggenheim - Amy Madigan
Clem Greenberg - Jeffrey Tambor
Ruth Kligman - Jennifer Connelly
Howard Putzel - Bud Cort
Tony Smith - John Heard
Willem DeKooning - Val Kilmer
Sande Pollock - Robert Knott
Stella Pollock - Sada Thompson

Nenhum comentário:

Postar um comentário