Detalhes da disciplina



Nome e código do componente curricular:
HAC–A49 :  Ação e Mediação Cultural através das Artes
Departamento:
HAC
Carga Horária:
68 h
T
Modalidade: Disciplina
Função: Básico
Natureza: Teórico, Obrigatório
Pré-requisito: nenhum
Módulo de alunos: 50
Ementa:
Arte e sociedade. Procedimentos para atuação na área cultural. O cenário cultural brasileiro, as leis de incentivo e a integração/inclusão social. As diferentes formas de expressão artística e seus saberes diversificados. Cultura artística, universidade e construção de saberes.


Professores
em 2011.1:
Eloísa Leite Domenici
Ivan Maia de Melo
Sergio Coelho Borges Farias



Metodologia:
- Leitura extra-classe e discussão de textos em classe com aplicação de técnicas participativas;
- Elaboração de trabalhos escritos extra-classe;
- Aulas expositivas seguidas de debates;
- Aulas práticas, tendo o corpo como principal instrumento de trabalho.
- Apreciação e discussão de temas e enredos de seis filmes;
- Apresentação, em forma de Seminário, de trabalhos elaborados ao longo do curso;
- Elaboração de Projeto, realização e relato (15 minutos) de uma ação/mediação cultural através das artes
- Seminário, aberto ao público, a ser realizado no final do semestre, em horário especial como Atividade Complementar.



Instrumentos de Avaliação:
1 – Participação nas discussões em aula, e evidência de leituras realizadas, observadas durante todo o semestre;
2 – Descrição e análise crítica, por escrito, de uma ação/mediação cultural realizada por outrem;
3 – Apresentação em Seminário, para a turma, de dois dos trabalhos solicitados no curso;
4 – Memorial Artístico escrito: a arte na minha vida, minha vida na arte, o que sei fazer, o artista que sou, o que quero fazer em arte e com arte;
5 – Texto sobre a vida e a obra artística de um(a) realizador(a) famoso, cujo trabalho, culturalmente relevante, tenha alcançado projeção social;
6 – Projeto, Realização e Relato, em Seminário aberto ao público, de uma ação/mediação cultural;
7 – Dois resumos escritos, de textos estudados no curso ou relatos de discussões realizadas em classe;
8 – Dois textos, elaborados a partir da apreciação de dois dos filmes exibidos e discutidos em classe;
9 – Trabalho ilustrado (desenho, foto, vídeo...) sobre uma manifestação artística popular tradicional;
10 – Relatório de uma pequena pesquisa sobre um tema selecionado do curso, a ser realizada via Internet, incluindo: problema, metodologia, dados, análise, resultados, referências;
11 – Diário de Curso com anotações sobre cada aula vivenciada;
12 – Glossário, contendo o conceito ou definição de cinco palavras-chave que representem o conteúdo abordado no curso;
13 – Relação de no mínimo três títulos a serem acrescentados à Bibliografia do Curso;
14 – Formulário de avaliação de cada estudante a ser preenchido por todos os colegas integrantes da turma, com base nas próprias observações sobre participação e com base nas informações sobre presença em aula e trabalhos entregues;
15 – Texto de Auto-avaliação, com base em roteiro dado.

Obs.
- O estudante fará também uma avaliação da atuação dos professores.
- Será elaborado um blog para postagem dos trabalhos produzidos pela turma.
- Datas para entrega de alguns trabalhos serão informadas oportunamente, em classe.
- Prazo máximo para entrega de trabalhos:  


 --> Referências bibliográficas aqui.


IHAC-UFBa