domingo, 26 de junho de 2011

Reflexão

Texto - Mediação Cultural é Social
Ana Mae Barbosa

Desde muito tempo a educação já vem sendo entendida do ponto de vista da mediação, onde o professor funciona muito mais como orientador, ficando o aprendizado a cargo do próprio sujeito. Este processo se dá de maneira natural e social, fruto das relações humanas, onde os indivíduos aprendem uns com os outros.

Dentro do processo da mediação, a arte deve ser colocada em lugar de destaque, por ser considerada como a forma mais eficaz na construção da aprendizagem. É importante destacar a grande importância dos museus para a arte-educação, por representarem ambientes muito favoráveis à prática da leitura, em especial das obras de arte. A comprovação da importância dos museus como mediadores sociais na educação, já motivou várias instituições do Brasil que atualmente já atuam neste sentido.

Embora no modernismo a arte já fosse apontada como meio de desenvolvimento da sensibilidade no campo educacional, este pensamento não foi sustentado, graças à visão sentimentalista da época. Hoje em dia, o ensino-aprendizado da arte vem sendo levado a sério e aos poucos está sendo implementado, com o intuito de influenciar positivamente o desenvolvimento cultural dos estudantes.

Ana Mae Barbosa, no texto Mediação Cultural é Social, diz que a arte transmite significados que não podem ser transmitidos por nenhum outro tipo de linguagem. E é a partir desta visão que a arte-educação está sendo cada vez mais difundida e, certamente, romperá os obstáculos que ainda a perseguem para finalmente se estabelecer como parte indispensável do processo educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário