sexta-feira, 24 de junho de 2011

Billy Elliot - Resumo do filme

Título original: (Billy Elliot)
Lançamento: 2000 (Inglaterra)
Direção: Stephen Daldry
Atores: Julie Walters, Jamie Bell, Jamie Draven, Gary Lewis.
Duração: 111 min
Gênero: Drama


O filme Billy Elliot se passa na década de 80, na região de Durkham, que fica no nordeste da Inglaterra. No início, o filme mostra duas realidades: uma é das greves nas minas de carvão e a outra do machismo, em que meninos só lutam boxe e meninas dançam ballet (que por sinal é um paradigma ainda muito visto na nossa sociedade). Billy é um menino com um talento inato para as artes, e um fracasso no boxe. Seu pai, um dos líderes da greve, fazia questão que ele treinasse sempre e pagava mesmo com toda dificuldade pela qual passavam.

Porém um dia o acaso interviu, e o espaço de balé precisou ser alocado para que os grevistas se reunissem, então as aulas passaram a ser depois do treino de balletApós perder uma disputa em um dos treinos, Billy fica responsável por entregar a chave para a Sra. Wilquison, professora do ballet, mas ele, meio que por encantamento, ficou na aula e participou. A professora ao perceber aquele talento, convida-o para fazer aulas de balé. Contudo, como se sabe, homens fazendo balé eram associados a homossexuais, e Billy tinha essa consciência, e por isso resistiu em trocar o boxe pelo balé, pelo menos inicialmente.


O filme também mostra a luta dos mineradores pelos seus direitos, principalmente Tony, que era irmão de Billy e um dos líderes com seu pai. Sendo até preso uma vez. Mas em uma das passeatas dos grevistas o professor de boxe vê o pai de Billy e o informa que Billy não está mais indo para as aulas de boxe. Ele vai procurar por Billy o vê fazendo balé, então começa todo um discurso conservador, e o proíbe de praticar tal arte, assim como tocar o piano. 


Mas já era tarde demais e Billy já estava totalmente envolvido pela dança, furtara até um livro, para aprimorar seus movimentos. Ele continua as aulas com a professora que se torna sua grande incentivadora, ela acreditava que Billy teria a capacidade para entrar no Royal Ballet School. Nesse ínterim o melhor amigo de Billy se declara para ele, mas Billy é muito sincero quando diz ao amigo que não é porque gosta de balé que ele é homossexual. Mas ele não fica chateado e no Natal o leva até a academia de ballet e é quando o pai de Billy os vê, quando o menino percebe que o pai o está observando, começa a dançar e o pai então percebe o talento e amor do filho pela dança.


O pai então resolve abandonar a greve e voltar ao trabalho. O filho mais velho não entende, mas o pai explica que é para o futuro de Billy. Esta é uma das cenas mais fortes do filme, a qual mudará toda a história de Billy.  Então, todos começam colaborar para ajudar na compra da passagem para Billy fazer o teste do Royal Ballet School. E o seu pai, com grande pesar, penhora as jóias da sua esposa falecida para completar o valor. Eles vão para Londres e ao chegar à escola, Billy fica assustado/deslumbrado com a grandiosidade do local e com os testes preliminares, mas seu pai não o deixa desistir. Billy fez uma apresentação surpreendente. No entanto, seu nervosismo faz com que ele agrida um dos concorrentes, mas tal atitude é superada pela sua genialidade e por seu amor pela dança, como demonstra suas palavras ao ser questionado, por um dos jurados, sobre seu sentimento quando estava dançando: "Não sei. Eu me sinto bem. No começo é difícil, mas depois que começo, eu esqueço de tudo. E... desapareço. Parece que eu desapareço. Eu sinto uma mudança no meu corpo todo. Como se tivesse um fogo. E eu fico ali. Voando. Como um pássaro. Como a eletricidade. É... eletricidade."                                 


Depois de muita espera e expectativa de todos da família e da cidade, Billy recebe uma carta informando sua aprovação pra integrar o Royal Ballet School. A greve acaba no mesmo dia que Billy vai embora. E tudo volta a ser como antes, menos pra Billy que depois de uma longa passagem de tempo, vê sua família chegar ao teatro para assistir sua grande estréia, no Lago dos Cisnes. O voo do príncipe é uma das cenas mais belas e emocionantes do filme, que mostra que a perseverança, o talento e a esperança podem sim mudar a mentalidade e a expectativa das pessoas.

3 comentários:

  1. OBRIGADO POR CONTAR SPOILERS --', avise pelomenos se o texto for conter spoilers x-x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, isso é uma resenha, é como se fosse um resumo, então é claro que teria Spoilers. '--

      Excluir
  2. É um resumo, o que mais poderia conter, né? Gostei muito, parabéns!

    ResponderExcluir