quinta-feira, 7 de julho de 2011

Um breve relato sobre a vida de Joan Miró




Joan Miró i Ferrà nasceu em Barcelona, 20 de abril de 1893. Quando jovem foi obrigado a começar a trabalhar na área de vendas, que era tradição da família. Infeliz com sua vida profissional Miró passou por um surto psicótico, no qual teve que fica um bom tempo em tratamento psicológico, neste meio tempo ele começou a desenvolveu mais sua arte, que era sua vontade desde pequeno.

Depois de se reestrutura psiquicamente, Joan tirou um tempo de descanso no qual foi passar uma temporada em Paris, lá ele teve o primeiro contatos os movimentos do dadaísmo e fauvismo. Daí em diante Miró ficou apaixonado pela arte abstrata e expressionista.

Depois de um grande período produzindo os mais belos quadros surrealistas, Miro na década de 1930 começou a ampliar sua arte. Neste período ele começou a produzir cenários para bales e confecção de fachadas de prédios importantes como, por exemplo, o da UNESCO em Paris. A partir deste momento seus quadros passaram a ser expostos regulamente em galerias francesas e americanas. Logo em seguida eclodiu a guerra civil espanhola, neste momento miro estava residindo em Paris, e por este motivo começou uma nova fase em seus quadros, suas pinturas estavam refletindo os horrores que acontecia em seu país natal.

“Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de toda a sua obra. Joan Miró morreu em Palma de Maiorca, Espanha, em 25 de dezembro de 1983.”

©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Algumas Obras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário