segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mercado Cultural

O Mercado Cultural foi concebido em 1999 através da articulação da Casa Via Magia com a Rede Latinoamericana de Produtores Culturais Independente (La Red) e outras redes internacionais; tratava-se de uma junção de diversos festivais - que vinham sendo realizados pelos articuladores - em um evento único.
    
Fernanda Capibaribe Leite produziu uma extensa pesquisa sobre o Mercado Cultural onde ressalta que sua formulação “tratava-se de uma iniciativa que visava estabelecer um “mercado” para um determinado tipo de produção cultural, muito dentro de uma perspectiva que se instaurava relacionando diretamente cultura, desenvolvimento e oferecimento de oportunidades” (LEITE, F.C p. 49).

Cabe pontuar o contexto de significativa influência dos Estudos Culturais e sua perspectiva sobre a “situação pós colonial de países africanos, asiáticos e da América Central,” que segundo a autora, permeava toda a narrativa de construção dos festivais que foram precursores do que viria a se configurar como Mercado Cultural.

Já em suas primeiras edições foram firmados acordos de cooperação entre redes de intercambio na própria América Latina, Europa e Estados Unidos além de Ministérios de países Latino Americanos que visavam a circulação de seus produtos culturais e a divulgação de suas companhias nacionais - que atuavam com foco em variadas expressões artísticas, como dança, teatro e artes plásticas.

O evento atualmente está em sua décima edição e configurou-se como referência para eventos do gênero. Não é possível pensar a trajetória do Mercado Cultural sem ressaltar a importância do trabalho em rede e das próprias redes de colaboração voltadas para realização de ações culturais. 



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