Referências bibliográficas


Primeira lista:

ADORNO, Theodor W. Prismas. Crítica cultural e sociedade. S. Paulo: Ática, 1998.

ALMEIDA, Fernanda Gonçalves. De olho na rua. O Axé integrando crianças em situação de risco. Salvador: UFBA, 2000.

ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. 2.ed. S. Paulo: Brasiliense,1981.

AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade.  5.ed. Campinas, Papirus, 1994.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. B. Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. Campinas: Hucitec., 1995.

BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. Campinas: Unicamp, 1991.

BARBOSA, Ana Mae.  Arte-Educação. Leituras no subsolo. S. Paulo: Cortez, 1997.

BARBOSA, Ricardo. Schiller & a cultura estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004

BAUDRILLARD, Jean. À sombra das maiorias silenciosas. O fim do social e o surgimento das massas. 4.ed. S. Paulo: Brasiliense, 1994.

BELLONI, Maria Luíza (org.). A formação na sociedade do espetáculo. S. Paulo: Loyola, 2002.

BENJAMIM, Walter, Obras escolhidas – magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BIÃO, Armindo (org.). V Colóquio Internacional de Etnocenologia. Salvador: Fast Design, 2007.

______________ (org.) . Artes do corpo e do espetáculo: questões de Etnocenologia. Salvador: P&A Ed., 2007. 

__________________. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Salvador: P&A Ed., 2009.

BIASOLI, Carmem Lúcia A. A formação do professor de arte: do ensino à encenação. Campinas: Papirus, 1999.

BOAL, Augusto. Exercícios e jogos para o ator e o não-ator. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
__________________. O teatro como arte marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

__________________.  Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

BURNIER, L. Otávio. A arte de ator. Da técnica à representação. Ed. da Unicamp, 2001.

CABRAL, Beatriz (org.). Ensino do teatro: experiências interculturais. Florianópolis: Imprensa Universitária, 1999;

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. S. Paulo: Cia. das Letras, 1990.

CAMARGO, Luiz O. Lima. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CAMPOS, Haroldo. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977.

CAMUS, Albert. O homem revoltado. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.

CANCLINI, Néstor Garcia. A socialização da arte. S. Paulo: Cultrix, 1984.

______________________. Consumidores e cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1995.

______________________. Culturas híbridas. 2.ed. S. Paulo: EDUSP, 1998.

CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. 2.ed. Campinas,SP: Papirus, 1995.

CHAUÍ, Marilena. “Janela da alma, espelho do mundo”. In NOVAES, Adauto (org.). O Olhar. S. Paulo: Companhia das Letras, 1988.

______________________. Cultura e Democracia. Salvador: CULT-UFBA:SECULT;EGBA, 2007. (Col. Cultura é o quê).

______________________. Cidadania cultural. O direito à cultura. S. Paulo: Ed. Fund. Perseu Abramo, 2006.

______________________. Brasil. Mito fundador e sociedade autoritária. S. Paulo: Ed. Fund. Perseu Abramo, 2000.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica. Antropologia e Literatura no século XX. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1998.

COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

COUTO, Edvaldo & DAMIÃO, Carla (orgs.). Walter Benjamin. Formas de percepção. Estética da Modernidade. Salvador, Quarteto, 2008.

CUNHA, Suzana Fangel Vieira da (org.).  Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. P. Alegre: Mediação, 1999.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. S. Paulo: HUCITEC, 2005.

DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI. A humanização das tecnologias. S. Paulo: Ed. UNESP, 1997.

__________________ (org.). Arte e vida no século XXI. Tecnologia, ciência e criatividade. S. Paulo: Ed. UNESP, 2003.

DUARTE Jr. João-Francisco. O sentido dos sentidos. A educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

FREITAS, Verlaine. Adorno & a arte contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

_______________. O Saber Local: Novos ensaios em antropologia interpretativa. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

GELADO, Viviane. Poéticas da transgressão. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

GREINER, Christine; BIÃO, Armindo (orgs.). Etnocenologia. São Paulo: Annablume, 1999.

GUIMARÃES, Jorge Alfredo (org.). Introdução ao Direito de Autor. CBC – Congresso Brasileiro de Cinema, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik. B. Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

______________. A Identidade cultural na pós-modernidade. 11.ed. Rio de janeiro:  DP&A, 2006.

HAUSER, Arnold.  História social da arte e da literatura. S. Paulo: Martins Fontes, 2000.

HERRIGEL, Eugen. A Arte cavalheiresca do arqueiro zen.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LACOSTE, Jean. A filosofia da arte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

LAJOLO, Marisa. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1982.

LAPLANTINE, François; TRINDADE, Liana. O que é imaginário. S. Paulo: Brasiliense, 2003.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Danças, piruetas e mascaradas. B. Horizonte: Autêntica, 2003.

LEÃO, Raimundo Matos de. Transas na cena em transe. Teatro e contracultura na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2009.

LIGIÉRO, Zeca. Teatro & comunidade. Uma experiência. Uberlândia: Ed. UFU, 1983.

LIMA, Paulo Costa. Invenção e Memória. Navegação de palavras em crônicas e ensaios sobre música e adjacências. Salvador: EDUFBA, 2005.

LOPES, Denilson. A delicadeza. Estética, experiência e paisagens. Brasília: Ed. UnB, 2007.

MACHADO, Álvaro (org.). Folias Guanabaras. S. Paulo: SESC; Escola Ivaldo Bertazzo, 2001.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. P. Alegre:

___________________. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1996.

___________________. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998.

MARIANO, Agnes. A invenção da baianidade. S. Paulo: Annablume, 2009.

MASON, Rachel. Por uma arte-educação multicultural. Campinas,SP: Mercado de Letras, 2001.

MEDEIROS, Ione de. Grupo Officina Multimédia. 30 anos de integração das artes no Teatro. B. Horizonte: I.T.Medeiros, 2007.

MEDEIROS, Maria Beatriz de. Aisthesis. Estética, educação e comunidades. Chapecó: Argos, 2005.

_______________________ (org.). Arte em Pesquisa: especificidades. Brasília: AMPAP, 2004. 2 vol.
MEIRA, Marly. Filosofia da criação. Porto Alegre: Mediação, 2003.

MENDES, Miriam Garcia. A dança. São Paulo: Ática, 1987.

MORAES, J. Jota. O que é música. São Paulo: Brasiliense, 1983.

MOREIRA, Antônio Flávio B.; CANDAU, Vera (orgs.). Multiculturalismo, diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

MORIN, Edgar. Saberes Globais e Saberes Locais. Participação de Marcos Terena. 4.ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

______________. Amor, poesia, sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, France. A quietude da Terra. Vida cotidiana, arte contemporânea e Projeto Axé. Salvador: MAM-Bahia; SECULT, 2000.

MUZART, Idelette. Em demanda da poética popular. Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. 2.ed. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2009.

NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo. O poder da improvisação na vida e na arte. S. Paulo: Summus, 1993.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NOVAES, Adauto (org.). Poetas que pensaram o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

NOVAES, Adauto (org.). Muito além do espetáculo. S. Paulo: Ed. Senac SP, 2005.

NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo, Ática, 1989.

NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (org.). Teorias & políticas da cultura. Salvador: EDUFBA, 2007.

OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Petrópolis, Vozes, 1983.

_________________. “A construção do olhar”. In NOVAES, Adauto (org.). O Olhar. S. Paulo: Companhia das Letras, 1988.

_________________. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. S. Paulo: Perspectiva, 2008.

PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1980.

PEIXOTO, Maria Inês Hamann. Arte e grande público. A distância a ser extinta. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

PEREGRINO, Yara Rosas (coord.). Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. J. Pessoa: Universitária, 1995.

PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.

PILAR, Analice Dutra (org.) . A educação do olhar no ensino das artes. P. Alegre: Mediação, 1999.

PINTO, Estêvão. Casa-Grande & Senzala em quadrinhos. 2.ed. Gilberto Freyre: adaptação Estêvão 
Pinto. Ilustrações de Ivan W. Rodrigues. S. Paulo: Global, 2005.

PORCHER, Louis (org.). Educação Artística: luxo ou necessidade?. S. Paulo: Summus, 1982.

READ, Herbert. A educação pela arte.  S. Paulo : Martins Fontes, 2001.

_____________. A arte de agora, agora. São Paulo: Perspectiva, 1991.

____________. Arte y sociedade. Buenos Aires: Guillermo Kraft.

REIS, Ana Maria Bianchi dos (org.). Arteducação, vida cotidiana e Projeto Axé. Salvador: EDUFBA; Projeto Axé, 2008.

RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. Porto Alegre: Globo, 1983.

RODRIGUES Jr., José Florêncio. A Taxonomia de Objetivos Educacionais: uma manual para o usuário. 2.ed. Brasília: Ed. da UnB, 1997.

ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação. Construção da obra de arte. Vinhedo, SP: Horizonte, 2006.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. S. Paulo: Edusp, 2008.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem, numa série de cartas. S.Paulo: Iluminuras, 1990.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Nunca fomos humanos. Nos rastros do sujeito. B. Horizonte: Autêntica, 2001.

SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida. Por um conceito de cultura no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. Recife: UFPE, 1975.

SUBIRATS, Eduardo. A flor e o cristal: ensaios sobre arte e arquitetura modernas. S. Paulo: Nobel, 1988.

_____________. A cultura como espetáculo. S. Paulo: Nobel, 1989.

TEIXEIRA, João Gabriel; GARCIA, Marcus;  GUSMÃO, Rita (orgs.). Patrimônio imaterial, performance cultural e (re)tradicionalização. Brasília: ICS-UnB, 2004.

VARELLA, Dráusio; BERTAZZO, Ivaldo; JACQUES, Paola Berenstein. Maré, vida na favela. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

VELOSO, Jorge das Graças. A visita do divino. Voto folia festa espetáculo. Brasília: Thesaurus, 2009.

VENTURELLI, Suzete. Arte. Espaço_tempo_imagem. Brasília: Ed. UnB, 2004.

VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático. S. Paulo: Hucitec, 2006.

VIGOTSKI, Liev  S. Psicologia da Arte. S. Paulo: Martins Fontes, 1998.

WHITE, Leslie; DILLINGHAM, Beth. O conceito de cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.







Metodologia de Pesquisa:

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Introdução ao jogo e suas regras. 11. Ed. S. Paulo: Loyola, 2006.

BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar as idéias. 8.ed. S. Paulo: Ática, 2002.

CAMPS, Anna e colaboradores. Propostas didáticas para aprender a escrever. P. Alegre, ArtMed, 2006.

CARREIRA, André; CABRAL, Biange; RAMOS, Luiz Fernando; FARIAS. Sergio (orgs.) . Metodologias de Pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

CARVALHO, Alex M. et al. Aprendendo metodologia científica: uma orientação para alunos de graduação. S. Paulo: O Nome da Rosa, 2000.

CARVALHO, Maria Cecília M. de (org.). Construindo o saber. Metodologia científica. Fundamentos e Técnicas. Campinas, SP: Papirus, 1989.

DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Editora Atlas, 1985.

____________. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros Ed. , 2004. (Série Pesquisa em Educação v. 8)

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. P. Alegre: Ed. Artes Mèdicas; B. 
Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

LUBISCO, Nídia et al. Manual de estilo acadêmico. Monografias, dissertações e teses. 4.ed. Salvador: EDUFBA, 2008.

LUNA, Sergio Vasconcelos de.  Planejamento de Pesquisa. Uma Introdução. Elementos para uma análise metodológica. São Paulo: EDUC – Ed. da PUC-SP, 1998.

MACHADO, Anna Rachel et al. Resumo. 2.ed. S. Paulo: Parábola Editorial, 2005.

_______________________. Resenha. 2.ed. S. Paulo: Parábola Editorial, 2005.

MARTINS. Gilberto de Andrade. Estudo de Caso. Uma estratégia de pesquisa. S. Paulo: Atlas, 2006.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa. Abordagem teórico-prática. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. S. Paulo: Cortez,: autores Associados, 1985.

ZAMBONI, Sílvio. A pesquisa em Arte. Um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.


Mais:
Dissertações e Teses, artigos de jornais e revistas com conteúdos pertinentes aos temas abordados.

Voltar <--